sexta-feira, 11 de julho de 2014

TIRIRI...8 Cantigas

Vídeo do ponto abaixo (03:22 - 04:47) ****************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU
 

Com tanta escola no mundo
Seu Tiriri não sabe ler (2xs)

Aprendeu feitiçaria na encruza
Debaixo de um canjerê (2xs)

E um A, é um B, é um C, é um D
Vento forte na cartilha
Tem Exu querendo Ler (2xs)

Do canjerê só saio as quatro da manhã (2xs)
Para os homens boa noite se for mulher até de manhã (2xs)

E um A, é um B, é um C, é um D
Vento forte na cartilha

Tem Exu querendo Ler (2xs)

Vídeo do ponto abaixo ******************************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU

INTÉRPRETE: GENARIO D`XANGÔ.
COMPOSITOR: BRUNO D`IRAJÁ.

 
Esta é uma estória que aconteceu comigo
Andava pela rua e no caminho só perigo
Eu não tinha paz, eu não tinha verdade
Nos caminhos da amargura buscava a felicidade
Foi então que no meio da encruza
Avistei um homem com tridente na mão
Me disse moço não temas o perigo
Pois Exu é o caminho estou aqui pra lhe ajudar

Quando precisar 
E só chamar por mim 
Sou seu amigo guardião
Eu me chamo Tiriri (2xs)

É Tiriri rei da encruza
É Tiriri rei da calunga
Seu Tiriri é rei em qualquer lugar
Pois não há portas fechadas quando vem pra trabalhar (2xs)


Vídeo do ponto abaixo ******************************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU


É meia noite em ponto o galo cantou (2xs)
Cantou pra anunciar que Tiriri chegou (2xs)

Ele vem da calunga
De capa e cartola e tridente na mão
Este Exu de fé é quem nos traz Axé
E nos da proteção
Ele é Exu Odara e vem nos ajudar
Com seu punhal ele fura, ele corta demanda
Ele salva, ele cura Exu Emojuba Laroyê

Laroyê Exu! Exu Emojuba!
Eu perguntei a ele o que é Exu
Ele veio me falar (2xs)

Exu é caminho, é energia, é vida, é determinação
É cumpridor da lei, Exu é esperto, Exu é guardião
Exu é trabalho, é alegria, é veloz, Exu é viver
É a magia, é o encanto, é o fogo, é o sangue na veia vibrando
Exu é prazer Elaroyê

Elaroyê Exu
Exu Emojuba
Traz sua falange
Exu Tiriri para trabalhar (2xs)

Vem seu Tranca Ruas, Maria Padilha, Exu Marabô
Sete Encruzilhadas, Seu Zé Pilintra aqui chegou
Maria Mulambo, Maria Farrapo e Dona Figueira
Dona Sete Saias, Pombo Gira Menina e Rosa Vermelha
Sete Catacumbas, Exu Caveira firma o ponto aqui
E Exu Capa Preta anunciou a festa do Exu Tiriri 




Vídeo do ponto abaixo (00:00 - 01:28) ****************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU
 

É Tiriri (É tiriri)
Exu Fiel (ele é fiel)
Ele é balança executiva de São Miguel (2xs)

Você vem pedir justiça (ele faz)
Mas esqueceu-se do perdão (meu rapaz)
A justiça é muito cega (e é capaz)
De devorar seu coração

Não se deve espalhar brasa (não, não não)
No caminho dos irmão (dê o perdão)
Jogue sua pedra fora 
Entregue a Tiriri que ele tem a solução 




Vídeo do ponto abaixo (04:48 - 06:23) ****************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU
 

Na calunga ele é o Rei
Na encruza o maioral
Ele é Seu Tiriri
Meu companheiro leal

Na porteira é guardião
No terreiro ele é doutor
Ele é Seu Tiriri
Meu companheiro e protetor

Se quiser a caridade
Pede pro Seu Tiriri
Mas se gostar de falsidade
Foge do Seu Tiriri

Foge do Seu Tiriri, Foge do Seu Tiriri, 
Se gostar de falsidade foge do Seu Tiriri

Vídeo do ponto abaixo ******************************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU



Não, não vou!

Não, não vou!
Chega de briga
Não vou dar explicação
Se eu venci foi com Ogum
E você quer satisfação

Não, não vou!
Não, não vou!
Sou da Umbanda
Geração de Vencedor
Se estou nesta demanda
Vou chamar meu protetor

Ô Tiriri me faça um favor
Vem Guerrear, pois o clima esquentou
Ô Tiriri você é meu protetor
Vem pra frente da batalha
O inimigo já chegou




Vídeo do ponto abaixo ******************************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU

Passei na encruza e vi um homem sentado
Olhando calado a luz do luar
Seu rosto triste e o chapéu do lado
Olhos marejados começou a cantar

Na luz fui Rei, Imperador
Venci batalhas, vivi o amor
Mas me perdi na escuridão
Cai nas trevas da ambição

Me fiz Exu, me redimi
Foi com Omolu que eu aprendi
Que da renuncia vem o perdão
Que não há luz sem que haja escuridão

Eu sou da luz, eu sou das trevas
Sou guardião, sou filho desta terra
Fui coroado, pois mereci
E na Umbanda eu sou Seu Tiriri (2xs)



Vídeo do ponto abaixo (001:28 - 03:22) ****************VOLTAR AOS PONTOS  DE EXU
 

Se você quiser 
E for uma pessoa de fé (2xs)

Vá numa encruzilhada
Peça licença e faça uma oração
Para o Exu Tiriri 
Ele fala sua morada
É seu guardião

Um marafo do bom
Não esqueça de levar
Um pito, uma vela de cor
Para ele trabalhar
Joelho esquerdo no chão
Fé amor e humildade
Exu Tiriri vai afastar de ti...
Toda maldade

Nenhum comentário:

Postar um comentário